Cientistas japoneses vão ‘reprogramar’ células-tronco para combater Parkinson

A fim de combater o Mal de Parkinson, doença crônica que afeta a coordenação motora, cientistas japoneses vão iniciar testes clínicos de tratamento, transplantando células-tronco “reprogramadas” para o cérebro. O anúncio foi feito pelos pesquisadores nesta segunda-feira (30).

Segundo informações do UOL, antes de começarem os testes, os cientistas da Universidade de Kyoto, no Japão, precisam conseguir células-tronco pluripotentes induzidas (iPS) para restaurar as células cerebrais funcionais em macacos no ano passado. Essas células iPS são produzidas com a remoção de células maduras de um indivíduo e as reprogramando para se comportarem como células-tronco embrionárias. Assim, elas podem ser transformadas em células cerebrais produtoras de dopamina. “Esse será o primeiro teste clínico usando células iPS para a doença de Parkinson”, disse Jun Takahashi, professor de Centro para Pesquisa e Aplicação de Células iPS da Universidade de Kyoto, em coletiva de imprensa.

De acordo com a publicação, o centro é liderado por Shinya Yamanaka, que em 2012 ganhou o prêmio Nobel de Medicina pela descoberta de que células adultas podem ser transformadas em células semelhantes a de embriões.

Fonte:Bahianotícias