IGUAÍ – APREENSÕES DE AVES SILVESTRES CONTINUAM SENDO REALIZADAS PELO INEMA E POLÍCIAS MILITAR E CIVIL

Polícia Militar, Polícia Civil e Fiscais do Inema, durante todo o mês de janeiro, apreenderam dezenas de aves silvestres mantidas em cativeiro.

A Polícia Militar e a Polícia Civil, vestiram a camisa de proteção ao Meio Ambiente e vem ajudando no combate ao cativeiro e comercialização ilegal de aves silvestres no município de Iguaí e também nos municípios circunvizinhos. No mês de janeiro, em trabalho conjunto, as duas Polícias apreenderam dezenas de aves, além de gaiolas e armadilhas. Fiscais do Inema, também estão atuando firmes no município e em toda a região, apreendendo aves, verificando denúncias de desmatamento, poluição e outras infrações ambientais.

As aves apreendidas, são encaminhadas para o Centro de Triagem de Aves Silvestres do município, examinadas por um biólogo e posteriormente, levadas para soltura em uma das fazendas cadastradas. Aves de difícil readaptação ao habitat natural, são encaminhadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres no município de Vitória da Conquista-Ba.

As gaiolas e armadilhas apreendidas, são incineradas.

“De acordo com o Art. 29 da Lei nº 9.605 de 12 de fevereiro de 1998, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, é crime: matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida, com pena – detenção de seis meses a um ano, e multa.”

Qualquer cidadão pode devolver voluntariamente as aves silvestres que mantém em cativeiro (sem sofrer punições), basta entregar na sede da APA – Serra do Ouro, que funciona todos os dias (para devolução voluntária de aves silvestres), das 7:00h às 18:00h.

Disque denúncia Inema: 0800-0711400
E-mail: denuncia@inema.ba.gov.br

Polícia Militar – Iguaí: (73) 9 8844-6660

Redação – Fonte de Beber Água

Por Adler Tamay

[button color=”” size=”” type=”3d” target=”” link=””]Ryas[/button]