VI CONGRESSO BRASILEIRO DE RPPNS ACONTECE DURANTE O MÊS DE NOVEMBRO

Durante todo o mês de novembro, sempre às quartas-feiras, a Confederação Nacional de Reservas Particulares do Patrimônio Nacional (RPPNs) realiza o VI Congresso Brasileiro de RPPNs. O evento, realizado em plataforma online, traz como principal objetivo fortalecer as relações da sociedade com iniciativas de conservação ambiental, promovendo a criação e reconhecimento de RPPNs. Para participar, os interessados devem se inscrever no site do evento: https://www.rppn.org.br/vi-cbrppn
Com apoio institucional da Secretaria do Meio Ambiente da Bahia (Sema) e do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), o VI Congresso Brasileiro de RPPNs reúne um público estimado de duas mil pessoas. Entre os participantes, proprietários de RPPNs, gestores ambientais, e demais atores e apoiadores das reservas particulares, oriundos de diferentes setores sociais, como a academia, o poder público, a iniciativa privada, o terceiro setor e a sociedade em geral.
Segundo dados da Confederação, no Brasil já são 1.664 reservas particulares que juntas protegem mais de 800 mil hectares de áreas naturais e biodiversidade para todo o sempre. A Bahia vem se destacando no cenário nacional pelo número de novas reservas criadas nos últimos anos, contribuindo significativamente para a conservação de áreas naturais e biodiversidade. Somente este ano com uma área total de 5.864 hectares, o equivalente a cerca de 500 Arenas Fonte Nova, o Governo do Estado praticamente dobra a área de reserva particular na Bahia. As reservas criadas pertencem ao grupo empresarial Bracell e às fazendas Reunidas Santa Maria, e estão localizadas nos biomas Mata Atlântica e área de transição da Caatinga.
Segundo Angelo Simão, um dos representantes da Confederação Nacional de RPPNs, o congresso brasileiro é uma oportunidade ímpar para divulgação e promoção da preservação ambiental pela iniciativa privada. “O nosso propósito é ampliar a parceria entre governo e iniciativa privada, com a criação e fortalecimento de novas RPPNs que possam fortalecer a agenda ambiental”, afirmou Simão.

Serviço:

O quê: VI Congresso Brasileiro de Reservas Particulares do Patrimônio Natural
Quando: Sempre às quartas-feiras de novembro (11, 18 e 25/11), a partir das 14h.
Inscrições e programação: https://www.rppn.org.br/vi-cbrppn
Por Ascom/SEMA-BA