22 DE MARÇO – DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Hoje, dia 22 de março, comemora-se o Dia Mundial da Água que foi instituído pela ONU, no ano de 1992, e tem como objetivo promover uma reflexão sobre os assuntos importantes relacionados a esse recurso natural. A vida no planeta só é possível graças à presença de água, e, sendo assim, cuidar das fontes de água é fundamental para a nossa sobrevivência. O corpo humano, por exemplo, necessita de água para diversos processos, como a manutenção da temperatura corpórea e o transporte de substâncias.

Os principais problemas relacionados à água são a escassez e a baixa qualidade desse recurso, principalmente devido à realização de atividades humanas, que causam a sua poluição, e por consequência disso, são gerados diversos problemas relacionados à saúde humana e do meio ambiente em geral.

O município de Iguaí, no estado da Bahia, tem em seu nome um significado que condiz com toda a riqueza natural que permeia o seu território “fonte de beber água”, que veio do fato do município possuir muitos rios, cachoeiras e nascentes. Contudo, com o decorrer do tempo, e a evolução da atividade humana, após o desmatamento de grandes áreas para a instalação de pastos e lavouras, dentre outras atividades produtivas, e a perfuração de poços, sem regulação e outorga (direito de uso da água), a água já diminuiu drasticamente o seu volume no município e muitas nascentes e rios secaram. Por isso é de suma importância a sensibilização da população acerca da problemática da água, pois é um recurso essencial para a sobrevivência humana, e infelizmente, finito.

A humanidade deve parar, e repensar suas ações. Basta analisar o cenário do país, estado ou município em que vive. Pare pra pensar em quantas nascentes secaram, quantos rios da sua infância deixaram de existir? Fica a reflexão e o desejo de que um dia a realidade de um mundo que visa o lucro, pense não só no agora, mas também, no futuro de todos nós!

Por Fonte de Beber Água