A Prefeitura Municipal de Iguaí, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente deu inicio na última segunda-feira (10), a construção de um Canil Municipal na Sede da APA – Área de Proteção Ambiental Serra da Ouro.
O Canil será o local para onde serão levados os cães e gatos apreendidos, que são encontrados soltos e abandonados pelas ruas da cidade, com a finalidade de evitar o contato próximo desses bichos com as pessoas, para prevenir justamente a propagação da raiva, sarna, carrapatos e outras doenças que podem ser transmitidas por animais nessas condições, aos seres humanos.
A iniciativa visa o controle do número de animais errantes no Município que sofrem com fome e frio nas ruas oferecendo a oportunidade, por meio de campanhas de adoção, de os animais terem um lar. Será um espaço adaptado para receber os animais resgatados e contará com baias individuais e coletivas. A obra visa o atendimento aos animais sem tutor e o aumento do número de castrações para o controle populacional da espécie na cidade. A Unidade começará a funcionar em breve.


RECOLHIMENTO DOS ANIMAIS
O resgate dos animais que irão para a Unidade será realizado de acordo com a disponibilidade de vaga e urgência. Os principais critérios são: animais em sofrimento, animais doentes, animais agressivos, animais em cio e animais com doenças zoonóticas.
Na contenção, serão usadas ferramentas como: rede, cambão nos casos mais difíceis, guias, caixa de transporte e, às vezes, sedativo para conter o animal agressivo. Chegando à Unidade, os animais serão avaliados e tratados pelo veterinário responsável.
Os animais recolhidos passarão por uma triagem de zoonoses, posteriormente, estando sadios, serão castrados, vermifugados e colocados para adoção.
Da Redação/Fonte de Beber Água












Comente a matéria