CONHEÇA O MAIOR JARDIM VERTICAL DO MUNDO

Uma floresta em meio ao concreto: o maior jardim vertical do mundo.

Localizado no centro da capital colombiana, o edifício Santalaia é um imenso jardim com 3.100 m² e 115 mil plantas.

O Santalaia é o maior jardim vertical do mundo e fica bem no centro da capital colombiana. Foto: Paisajismo Urbano/Divulgação

Bogotá, a capital da Colômbia, é a sede do maior jardim vertical do mundo. As mais de 115 mil plantas exibidas no edifício Santalaia são um projeto do biólogo Ignacio Solano, fundador da empresa Paisajismo Urbano, especialista nesse tipo de instalação.

De acordo com o site da instituição, são dez espécies de folhas e flores pertencentes a cinco famílias diferentes. O complexo tem 3,1 mil m² e a instalação do jardim foi concluída em 2016, depois de oito meses ininterruptos de trabalho. Outros oito meses foram gastos no desenvolvimento do projeto completo. O feito seria impressionante em qualquer lugar, mas se torna ainda mais significativo porque o Santalaia está localizado bem no centro da capital colombiana, erguendo-se como uma imensidão verde em meio ao concreto que o rodeia. O edifício chama a atenção em meio ao concreto que o circunda.

Os desafios de completar um projeto como esse são inúmeros – e vão da quantidade de plantas exigida à arquitetura original do edifício, que contém muitas reentrâncias em sua fachada. De acordo com a Paisajismo Urbano, a manutenção se dá por meio de mais de 40 setores de irrigação automatizados e sensíveis às condições climáticas.

O edifício compensa o equivalente à pegada de carbono de 700 pessoas e fornece oxigênio suficiente para três mil. A cobertura vegetal também ajuda a diminuir o efeito das ilhas de calor comum nas grandes cidades.

Antes do Santalaia, um edifício em Medellín, também na Colômbia, era considerado o maior jardim vertical do mundo. Aquele projeto também foi desenvolvido por Solano. De acordo com a Paisajismo Urbano, a ideia não é construir apenas jardins, mas verdadeiros ecossistemas verticais, conceito patenteado por Solano. Esse tipo de sistema “ajuda a manter esses jardins sem necessidade de grandes investimentos em água ou manutenção e suportam as diferentes condições e fatores climáticos. Além disso, contribuem para melhorar o aspecto da arquitetura urbana”.

As áreas verdes do edifício são impressionantes. Foto: Paisajismo Urbano/DivulgaçãoAs áreas verdes do edifício são impressionantes. Foto: Paisajismo Urbano/Divulgação

Detalhe do terraço do edifício Santalaia. Foto: Paisajismo Urbano/Divulgação

Detalhe do terraço do edifício Santalaia. Foto: Paisajismo Urbano/Divulgação

Fonte: http://www.gazetadopovo.com.br/haus/paisagismo-jardinagem/conheca-o-maior-jardim-vertical-do-mundo-com-mais-de-3-mil-m%C2%B2/