COORDENADORES DAS CÂMARAS TURÍSTICAS REGIONAIS DA BAHIA APRESENTAM PROJETOS: RETOMA BAHIA E CAMINHANDO PELA BAHIA

Foi realizado na última quinta-feira (4), o primeiro evento de 2021 da Secretaria Estadual de Turismo com as Câmaras Turísticas Regionais da Bahia, através de plataforma digital on line, onde participaram mais de 60 representantes das instituições das câmaras das zonas turísticas do Estado, secretarias e conselhos municipais de turismo, além de representantes do trade dos municípios turísticos.

A Secretaria Municipal de Turismo de Iguaí, através de seu Secretário – Manoel dos Santos Franco e o Coordenador – Welington Lima de Santana juntamente com Presidente do Conselho Municipal de Turismo e Secretário de Meio Ambiente – Roberto Macedo Fernandes, realizou a transmissão do evento no auditório da sede da Apa – Serra do Ouro, e convidou representantes do trade turístico do município e sociedade civil, dos quais estiveram presentes: Sargento Dinei , Tia Nenê, Franciele Torres e Tai Vieira.

A reunião foi convocada pela SETUR-BA com o intuito de apresentar os projetos Retoma Bahia e Caminhando pela Bahia, parcerias da Secretaria Estadual com o SEBRAE, RBA ANALÍTICA e a BRISASOL. Tais projetos são apoiados pelas Câmaras Regionais Turísticas, que são as instâncias de governança que atuam como interlocutoras da Secretaria Estadual Baiana com os municípios turísticos.

Os projetos se confirmaram como um movimento muito oi, com especial retorno para o setor hoteleiro, tanto em gestão como em estratégia comercial, e um impulso para gerar mais negócios para outros setores ligados à atividade.

Retoma Bahia – Projeto para gestão da oferta, demanda e resultados dos meios de hospedagem, de forma digital e on-line, disponibilizando em plataformas de venda os resultados para incremento do turismo em todas as zonas turísticas e, consequentemente, na Bahia. Serão disponibilizados aos participantes capacitação, ferramentas de gestão e consultoria pelo Sebrae / RBA Analítica.

Caminhando pela Bahia – É um Projeto que visa a venda de produtos turísticos, através da Brisasol, contemplando zonas turísticas, com motivações diferenciadas, ferramentas de vendas exclusivas e concedendo maior competitividade ao turismo na Bahia.

Também foram tratados assuntos de extrema relevância como o reforço da governança em cada zona turística baiana e o novo mapeamento turístico nacional, que acontecerá esse ano. Vale ressaltar que o mapa turístico nacional está longe de ser um documento de referências geográficas, é sim um inventário da atividade turística no Brasil, realizado pelo Ministério do Turismo, que norteia investimentos, ações, parcerias e políticas públicas em esferas federal e estadual.

Na Zona “Caminhos do Sudoeste” a Câmara Setorial Turística esta sendo instituída e conta com a participação de empresários, conselhos municipais e secretarias de turismo de Iguaí, Vitória da Conquista, Jequié e Maracais. Vale ressaltar que Iguaí tem sido visto como porta de entrada dessa zona, tendo em vista seu grande potencial para ecoturismo, turismo de aventura, turismo rural e turismo de observação de aves, sendo que esse último vem sendo bastante estruturada pelo Secretário de Meio Ambiente – Roberto Macedo Fernandes, através de ações desenvolvidas por sua Secretaria.

Da Redação / Fonte de Beber Água

* Com informações do Na Mídia News