PELÉ MORREU POR INSUFICIÊNCIA RENAL, INSUFICIÊNCIA CARDÍACA, BRONCOPNEUMONIA E ADENOCARCINOMA DE CÓLON, APONTA ATESTADO DE ÓBITO

Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, morreu por insuficiência renal, insuficiência cardíaca, broncopneumonia e adenocarcinoma de cólon, segundo o atestado de óbito do 30º Registro Civil e Tabelionato de Notas do Ibirapuera, em São Paulo.

Entenda a seguir o que é cada uma das causas da morte do Rei do Futebol:

  • Insuficiência renal é uma condição em que os rins já não são mais capazes de filtrar o sangue, captando resíduos, impurezas e sais que serão eliminados pela urina;
  • Insuficiência cardíaca ocorre quando o coração não consegue mais bombear sangue ou encher-se de sangue adequadamente;
  • Broncopneumonia é uma inflamação que atinge as estruturas internas do pulmão, como os brônquios e os alvéolos;
  • Adenocarcinoma de cólon é o câncer de cólon.

O documento foi divulgado nesta sexta-feira (30) e, diferentemente da certidão de nascimento, em que o nome do Rei do Futebol aparece grafado com a letra “i” em “Edison”, a certidão de óbito traz o nome pelo qual se tornou mundialmente conhecido: “Edson”.

De acordo com a Lei de Registros Públicos, a certidão de óbito deve indicar a hora, a data e o local de morte da pessoa, bem como suas informações pessoais, como estado civil, nomes, prenomes, idade, data de nascimento, profissão, naturalidade e residência dos pais, se morreu com testamento conhecido e/ou deixou filhos ou herdeiros, a causa da morte, se era eleitor e o local de sepultamento.

Segundo a certidão, Pelé morreu às 15h27 de quinta-feira (29), no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e deixou seis filhos vivos. Sandra Regina, que foi reconhecida depois de exames de DNA, morreu de câncer. Não há testamento conhecido, era beneficiário do INSS e foi casado por três vezes.

Declaração de óbito de Pelé — Foto: Reprodução

Declaração de óbito de Pelé — Foto: Reprodução

Enterro em Santos

O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar farão a escolta do corpo de Pelé para o velório e o enterro do hospital em São Paulo para a Vila Belmiro, em Santos, no litoral do estado.

O Rei do Futebol morreu na quinta-feira (29) aos 82 anos, na capital paulista. O velório será realizado na segunda-feira (2), segundo informações divulgadas pelo Santos Futebol Clube.

O caixão será posicionado no centro do gramado. A previsão é que o velório comece às 10h de segunda (2)e seja aberto ao público. O enterro deve acontecer no dia seguinte, terça-feira (3), quando será realizado um cortejo pelas ruas de Santos.

O cortejo no litoral passará pelo Canal 6, onde mora a mãe de Pelé, dona Celeste, seguindo para o Memorial Necrópole Ecumênica para sepultamento reservado aos familiares.

As escoltas serão feitas por batedores do 2º Batalhão de Choque em São Paulo e em Santos e por policiais militares do Policiamento Rodoviário quando passarem pela Rodovia Imigrantes.

Velório de Pelé será na Vila Belmiro, em Santos

Velório de Pelé será na Vila Belmiro, em Santos

Morte da majestade

O Rei do Futebol estava internado desde 29 de novembro no Hospital Albert Einstein, na Zona Sul de São Paulo, para reavaliação da quimioterapia contra o tumor de cólon e o tratamento de uma infecção respiratória.

Pelé foi diagnosticado com câncer em setembro de 2021.

Um boletim médico divulgado na tarde da quinta (29) informou que a morte aconteceu às 15h27, “em decorrência da falência de múltiplos órgãos, resultado da progressão do câncer de cólon associado à sua condição clínica prévia”.

“O Hospital Israelita Albert Einstein se solidariza com a família e todos que sofrem com a perda do nosso querido Rei do Futebol”, completa o comunicado, assinado pelos médicos Fabio Nasri, geriatra e endocrinologista; Rene Gansl, oncologista; Alexandre Holthausen, cardiologista; e Miguel Cendoroglo Neto, Diretor-Superintendente Médico e Serviços Hospitalares.

Pelé posa ao lado do armário trancado com seus segredos — Foto: Arquivo A Tribuna/Instagram Pelé

Pelé posa ao lado do armário trancado com seus segredos — Foto: Arquivo A Tribuna/Instagram Pelé

Por G1