IGUAÍ: 3º DIA DA III SEMANA DE MEIO AMBIENTE 2019

(Foto: Reprodução Facebook)

Na última quinta-feira (06), aconteceu o 3º Dia da III Semana de Meio Ambiente na Sede da APA (Área de Proteção Ambiental Serra do Ouro), sendo uma realização da Prefeitura Municipal de Iguaí e Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Educação e Ação Social.

A programação do 3º Dia da III Semana de Meio Ambiente teve inicio as 8:00h da manhã, com a Palestra de Jaécio Matos (INEMA) com o tema “Legislação quanto à exploração da Mata Atlântica”, uma das mais importantes florestas do mundo, hoje reduzida a menos de 8% da sua configuração original.

Em seguida aconteceu a Oficina de Artesanato com o Biólogo Wellington Santana e o artista plástico Lindoval, demonstrando ao público presente, uma maneira interessante de se reaproveitar pneus velhos na confecção de vasos de plantas para serem utilizados em jardins, áreas rurais, quintais, etc.

A tarde, aconteceu a Palestra com o Engenheiro Agrônomo Alexandre Tavares com o tema “Ecoturismo”, um segmento de atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações envolvidas.

Logo após aconteceu a Oficina de Defensivos Orgânicos e Minhocário com a Engenheira Ambiental Franciele Torres, abordando dois sistemas de reciclagem do lixo orgânico caseiro, capaz de transformar os restos de alimento em adubo, para serem utilizados em hortas, jardins, canteiros e vasos, deixando-os muito mais férteis. Esta oficina contou com a participação dos Diretores das escolas municipais e apoio do Programa Despertar.

Na sexta-feira (7) acontece o último dia da III Semana de Meio Ambiente de Iguaí, com a Gincana Ambiental e o Quiz.

Por Wellington Santana