IGUAÍ – XXIXª PLENÁRIA DO COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DAS CONTAS ACONTECEU NA SEDE DA APA – SERRA DO OURO

No último dia 13 de dezembro, aconteceu na sede da APA – Serra do Ouro em Iguaí – Ba,  a XXIXª Plenária Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Contas – CBHRC.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Contas – CBHRC realizou na cidade de Iguaí-Ba, a  XXIX Reunião Plenária Ordinária no dia 13 de dezembro, no auditório da sede da APA-Serra do Ouro.

“O Plano de Bacia Hidrográfica é um instrumento previsto nas Políticas Nacional, Lei Nº 9.433/97 e na Estadual da Bahia, Lei Nº 11.612/09. O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Contas – CBHRC, de acordo a Lei Nº 11.612/09, tem a competência de acompanhar a elaboração e aprovar o respectivo Plano de Bacia Hidrográfica. Os Planos de Bacias Hidrográficas são planos diretores, de natureza estratégica e operacional, que têm por finalidade fundamentar e orientar a implementação da Política Estadual de Recursos Hídricos, compatibilizando os aspectos quantitativos e qualitativos do uso das águas, de
modo a assegurar as metas e os usos neles previstos, na área da bacia ou região hidrográfica considerada”. Em: https://www2.dnocs.gov.br/gab-cs/noticias/2881-noticia-site-antigo-3287

A plenária foi bastante produtiva. Foram discutidos vários temas, dentre eles, a importância da revitalização da Sub-bacia do rio Gongogi, bem como, a importância do engajamento de todas as esferas do poder público, inclusive, a participação da sociedade civil.

 

Fotos: Adeilton Lopes e Pitty Oliveira

Segundo a Presidente (Rita Braga), “foi um privilégio realizar a reunião em Iguaí e contar com o apoio do município por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, bem como, contar com a presença do Secretario de Nova Canaã e técnicos da área ambiental do município de Iguaí e Nova Canaã. Ficou claro, que esses dois municípios tem um diferencial no que se refere a preocupação com a área ambiental e recursos hídricos em geral. Assumimos um compromisso de realizar uma Plenária Extraordinária em Iguaí, com visita técnica  nos mananciais que passam pelo município”.

Estiveram presentes, representando as diversas instituições, os membros do Comitê abaixo relacionados:

Rita de Cassia Silva Braga – Presidente do Comitê  – Instituto Viver

Aldenicio  – Distrito de Irrigação Fazenda Velha

Antonio Lourenço – Movimento Indígena

Carlos Lorenzo – Vanádio de Maracás

Deisdete Brito – EMBASA

Domingos Ailton  – Grupo Ecológico Rio das Contas

Fabiana Rebouças – INEMA

Jonatas Melo  – Diretoria de Meio Ambiente de Boa Nova

Leonardo Nogueira – Fazendas Reunidas Riocon

Maria Cruz – Diretoria de Meio Ambiente de Jequié

Nilton Barros – Conselho Comunitário de Jequié

Pedro Paulo – Unirio

Tatiele – Norsa Refrigerantes

Também estiveram presentes, o senhor Sergio Oliveira – Poções, o senhor Cristóvão (representante da RIOCON) e José da Balsa  – Associação de Irrigantes de Porto Alegre, representantes de Secretarias Municipais de Iguaí  e de outros municípios.

Redação – Fonte de Beber Água

Por Rita Braga e Adler Tamay

[button color=”” size=”” type=”3d” target=”” link=””]Ryas[/button]