JRM VENCE O 1º PRÊMIO PLANETA CAMPO DE PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL

O evento ocorreu durante o 2º Fórum Planeta Campo, que reuniu a alta liderança do agronegócio para discutir os desafios do futuro no setor.
O objetivo do Prêmio é reconhecer as principais práticas sustentáveis da agricultura e pecuária que se destacam nos aspectos ambiental, social ou de governança.
“Criamos o Prêmio Planeta Campo como uma forma de destacar e reconhecer os agricultores e pecuaristas que já fazem hoje o agro do futuro. São pessoas de referência em suas comunidades por desenvolverem modelos produtivos sustentáveis e economicamente viáveis”, destaca Júlio Cargnino, presidente do Canal Rural.
Entre os mais de 170 inscritos, sete projetos foram reconhecidos durante a cerimônia de entrega do Prêmio Planeta Campo: os três primeiros colocados nas categorias de agricultura e pecuária (pequeno, médio e grande porte), além do primeiro lugar entre os inscritos da agroindústria.
O porte das propriedades foi definido de acordo com o faturamento das fazendas.A agroindústria foi inclusa na premiação devido ao alto número de inscrições de práticas sustentáveis neste seguimento.

Além dos sete selecionados em primeiro lugar, a premiação também contemplará o segundo e terceiro lugares de cada categoria com uma reportagem escrita em um e-book, que será disponibilizado para download no primeiro trimestre de 2023.

PREMIAÇÃO

CATEGORIA PECUÁRIA – MÉDIO PORTE

Mg 8915 | Planeta Campo 1° – JRM Agropecuária

2° – Fazenda Boa Vereda

3° – Fazenda nota 10

A JRM do Dr. José Reis Aboboreira, é uma empresa tradicional e familiar com foco no agronegócio principalmente o bovino de leite e o cultivo do cacau. É composta de duas fazendas (Veneza e Montevideo) conquistadas há mais de 50 anos pelo fundador, Sr. Valderisson Ferreira Cabral, que iniciou as atividades explorando o cacau, o gado de corte e o leite.

Está localizada na zona rural da cidade de Iguaí-Bahia, Região conhecida como Ribeirão das Flores. O projeto ganhou amplitude em 2015 com os tradicionais 174 hectares e novas aquisições. Hoje, a JRM conta com 115 hectares exclusivas de pasto, divididas em 60 piquetes, dos quais 30 irrigados por sistemas de aspersão com capim Mombaça, conta ainda com 30 hectares de cacau e 60 hectares de área de preservação ambiental.

Além destas áreas, o projeto também conta com áreas destinadas a casa de sede, casas de funcionários, curral de ordenha, curral de manejo e represas de água, totalizando atualmente 240 hectares.

Processo seletivo

As iniciativas inscritas no 1º Prêmio Planeta Campo passaram por um comitê de seleção formado por seis instituições para garantir a análise criteriosa de cada participante, além de conferir transparência e credibilidade ao processo.

O comitê de seleção foi formado por representantes do Canal Rural, Instituto Ethos, Integrow, GTPS (Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável), GAAS (Grupo Associado da Agricultura Sustentável) e Embrapa.

Além disso, um representante da Embrapa visitou presencialmente as fazendas selecionadas em primeiro lugar para atestar a veracidade das informações declaradas junto com a equipe de reportagens do Canal Rural.

A premiação faz parte do Planeta Campo, plataforma 360º do Canal Rural criada para desenvolver a sustentabilidade na agropecuária. O projeto é o primeiro programa diário da TV brasileira focado no tema.

Por Planeta Campo