O secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou neste sábado (21) que os bombardeios realizados pelos Estados Unidos contra o Irã representam uma “escalada perigosa em uma região que já está no limite — e uma ameaça direta à paz e à segurança internacional”.
O alerta veio após o presidente norte-americano, Donald Trump, confirmar que autorizou ataques a três instalações nucleares iranianas, nas cidades de Natanz, Esfahan e Fordow. O Irã confirmou que foi alvo das ofensivas.
“Há um risco crescente de que este conflito saia rapidamente do controle — com consequências catastróficas para os civis, a região e o mundo”, declarou Guterres, em nota publicada pela ONU e repercutida pela agência Reuters.
“Apelo aos Estados-Membros para que reduzam a tensão e cumpram suas obrigações sob a Carta da ONU e outras normas do direito internacional. Neste momento perigoso, é fundamental evitar uma espiral de caos. Não há solução militar. O único caminho a seguir é a diplomacia. A única esperança é a paz.”
Presidente da Comissão Europeia pediu estabilidade e diplomacia. “A estabilidade deve ser a prioridade”, disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, após os bombardeios.
Fonte: G1
Comente a matéria